A minha Lista de blogues

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Treino Fim da Europa

Um dos "homens da luta"  falando aos "lutadores"

Eles aí vão

Momento de descontracção onde se acaba a Terra

Já muito se disse sobre o que ontem se passou entre Sintra e o Cabo da Roca e, na generalidade, foi agradável de ouvir e de ler os comentários feitos. Quero eu, agora, dizer umas palavrinhas.

Não enganámos ninguém! Dissemos que se tratava de um treino e foi um treino que foi feito, se bem que a forte adesão verificada tivesse sido superior à de muitas provas. Assim sendo, havia que tratar condignamente quem tinha optado por dar corpo à causa. Mas como? Com a segurança possível, com abastecimento, com algumas ofertas simples, , com boa disposição. Tudo isso a ficar registado numa fantástica reportagem fotográfica a cargo da Time2Photo, que muito contribuirá para tornar inesquecível, esta grande Festa.

Houve coisas que falharam? Com toda a certeza que houve, mas que não conseguirão ensombrar este grande sucesso que abre novas perspectivas para a prática da Corrida: a Corrida Lúdica, aquela que é feita pelos que correm unicamente pelo prazer que daí retiram, sem pensar em cronómetros e em classificações.

Sem dúvida que, para qualquer organização, sentir-se livre de processar classificações, de entregar prémios, de divulgar resultados, etc, etc, alivia um enorme peso de cima e, sentir-se-á tão livre, quanto os corredores que participam. É muito mais fácil, assim, conseguir-se a perfeita simbiose entre quem organiza e quem participa. Raramente, quem organiza pode correr. Aqui pode, desde que queira. A alegria com que se chega à meta, espelhada nos rostos sorridentes (tão bem evidenciada nas fotos) nada tem a ver com as expressões sofridas de quem correu próximo dos seus limites, para alcançar determinada marca.

Ninguém será o campeão por chegar primeiro, mas todos serão campeões por chegarem felizes.


3 comentários:

joaquim adelino disse...

Parabéns pelo sucesso da iniciativa, não estive presente mas fico feliz por se ter conseguido atingir os objectivos propostos. A par de outras iniciativas recentemente realizadas caminhamos de facto para um caminho diferente daquele que é tradicional, o futuro ditará a evolução desta nova e conseguida realidade crescente. Tal como já esperava e não criei demasiadas esperanças não participei porque a coça que eu e outros levámos na Serra da Lousã nos deixou de rastos não permitindo que déssemos o nosso contributo a gesto de "indignação". Abraço.

RS disse...

Muitos Parabéns e, acima de tudo, Muito Obrigado por nos proporcionar a todos uma manhã espectacular, com condições de fazer inveja a muita prova 'oficial', facto mais admirável ainda por se tratar de uma iniciativa 'particular', sem os apoios que as edilidades mais facilmente conseguem mobilizar (houvesse vontade para isso...).
Pela minha parte, a prova/treino Fim da Europa 2013 está adjudicada!
Parabéns!
Cumps.

Jorge Branco disse...

Fui tão feliz no Fim da Europa!